quinta-feira, 12 de julho de 2012

De uma Descoberta


Um tempinho atrás eu fiz um post sobre um projeto que ganhou meu coração, o P4A - Project 4 Awesome, e acabei falando rapidamente sobre os fundadores do projeto - de várias outras coisas fantásticas - os Vlogbrothers.

Muitas coisas aconteceram desde aquele 17 de dezembro e eu acabei envolvida em projetos que eu nem sonhava existir. Um desses projetos me levou a escrever esse post. na verdade, ele é o primeiro de uma pequena trajetória até a segunda-feira, quando uma novidade vai explodir por aí.


Por volta de dezembro do ano passado a internet me levou aos vídeos dos Vlogbrothers.



Hank Green, músico e organizador do site EcoGeek propôs na virada do ano 2006/ 2007 ao seu irmão mais velho John Green que eles se comunicassem unicamente de maneira não-escrita durante o ano todo. O projeto consistia em cada um deles postar um vídeo de no máximo 4 minutos no mesmo canal do youtube, alternadamente, em cada um dos dias da semana. Quem falhasse em postar o vídeo, ultrapassasse 4 minutos ou se comunicasse por escrito com o outro seria punido. O projeto ganhou o nome de Brotherhood 2.0

Inicialmente visto por amigos e familiares, a maneira de pensar dos dois e o teor pessoal-comico-relevante dos vídeos acabou atraindo uma galera que começou a acompanhar os conversas, comentar suas opiniões, sugerir punições e fazer até mesmo video-respostas (esses últimos ficaram conhecidos como Secret Siblings - ou irmãos secretos).  O ano de2007 passou mas os irmãos decidiram manter o projeto, que seria, como definido pelo John: "Uma ótima maneira de conhecer seu irmão como uma pessoa adulta". Vivendo em cidades em lugares opostos dos Estados Unidos, essa conexão via vídeo tornou os Green irmãos mais próximos.


Ao longo dos anos, várias piadas internas foram surgindo, assim como uma comunidade de pessoas interagindo com os assuntos abordados pelos Blogbrothers. Assim, quando o John, passeando por um shopping com jogos de videogame viu o jogo Aerofighters e confundiu as letras lendo Nerdfighters, não demorou muito para este ser acolhido como o nome das pessoas que vivem nessa comunidade feita de Awesome: a Nerdfighteria.

Vários projetos acabaram se desenvolvendo em toda a Nerdfighteria, expandindo seus horizontes para fora dos EUA, como o já mencionado P4A, as Tours de Nerdfightings, uma gravadora (A DFTBA Records), a primeira e maior Video Conferência do Youtube, a VidCon, e até mesmo um Banco destinado a oferecer doações a entidades necessitadas.




Essa vivência em comunidade permitiu que várias pessoas se conhecessem, e foi essa proximidade que um dia fez a menina Esther Earl, de 16 anos, ir até um dos eventos promovidos para conhecer John Green, um de seus ídolos. (Guardem o nome dela, vai ser importante nos próximos posts)

Eu acabei descobrindo tudo isso uim pouco tarde, em 2011, o que não me impediu de devorar os 900 e poucos vídeos em cerca de 3 meses. Assim, munida de muitas piadas internas, passei a considerar a mim mesma uma Nerdfighter, alguém que não é feito de carne, osso e sangue, mas de puro Awesome*!
Nerdfighteria me fez perceber que existe gente como eu por aí, e que essas pessoas não só querem mudar o mundo, como podem e o fazem, a cada dia. E que elas são super divertidas e fantásticas e AWESOME. E eu conheci tanta gente, e descobri tanta coisa e....... bem, essas são cenas dos próximos capítulos.





* Awesome - algo incrível, surpreendente, impressionante, fantástico 
**DFTBA- Expressão típica da Nerdfighteria, usada como sinal entre os Nerdfighters. Significa Don't forget to be Awesome, o que seria equivalente a Não esqueça de ser Incrível. (tradução minha. Há controvérsias. XD)

Nos próximos capítulos:
De uma Nova Identidade - sobre a Nerdfighteria Brasileira
De uma Coisa de se Ler
De uma semana que chegou

Nenhum comentário:

Postar um comentário