quinta-feira, 12 de maio de 2011

De museus e seus segredos

Na :: Revista da Cultura :: que eu recebi hoje, uma reportagem que chama atenção.

Apenas cerca de 3% das obras exustentes em museus brasileiros são de fato expostas ao público.... E a desculpa quase unânime é a função do museu de "Preservar as obras, além de exibí-las".

E aí, profssional da informação, te lembrou de alguma coisa?

A mim veio um flash quase dejavuneano das bibliotecas da Antiguidade, que priorizavam o armazenar conhecimento em detrimento do Disponibilizar conhecimento.

Sei que n'ao estudo museologia, e com certeza esses profissionais treinados tem suas razões... MAs será mesmo tão importante guardar para nossos filhos e netos obras que nem nós mesmos pudemos contemplar?

Penso em como me sentia estudando as obras controversas da Semana de 22 e pensando na reação das pessoas da época. E penso em meus netos me perguntando o que as pessoas acharam de uma pintura feita pra se pisar em cima, da minha época. Me vejo tendo que responder que não sei... afinal, ninguém nos deixou vê-la!

Sei que é bem mais fácil recuperar a informação de livros raros ser expô-los propriamente, e que o mesmo não acontece tão facilmente com quadros e estátuas, mas será mesmo que no porão dos mueseus elas cumprem sua função melhor do que expostas a nossos olhos?

Proponho então uma solução: Que se abram ao público os porões dos museus!!!



Leia a reportagem original aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário