domingo, 26 de setembro de 2010

Um filme


Eu nunca entendi o enorme exagero com que as pessoas tratam a morte.
É como abominar o fato do céu ser azul ou do sol surgir todas as manhãs,
ou da noite sempre chegar, escura e cheia de sombras...
Sem sentido e inútil.

Mas um dia eu ainda escrevo mais sobre a morte. Hoje meu post foi inspirado por um filme.
O filme foi um presente inesperado de mim mesma. (Calma, eu explico) Não sei o que me fez, em uma manhã de tédio, marcar na tv filmes que eu queria ver, mas que só iam passar dali a muitos dias, mas eu o fiz. Não sei o que fez meu pai ligar a tv hoje, na hora exata do começo do filme, mas ele o fez. Não sei o que fez minha mãe querer ler o resumo, e minha irmã ficar na sala
conosco, e meu pai desistir do futebol pra assistir a um filme que Eu escolhera, mas foi assim que foi. E foi assim que deveria ter sido.



O filme se chama "My sister's keeper" - em português, "Uma prova de amor" - e muitos já falaram sobre ele, descreveram e criticaram (para uma crítica , clique aqui) mas eu não sou crítica de cinema, então vou falar sobre o que me chamou a atenção.


É um filme de família, então, se vc ainda não assistiu, eu aconselho assistir em família! (XD)
Mesmo cheio de atores conhecidos - e alguns deles conhecidos por filmes de um gênero bem diferente, como os de comédia Cameron Dias e Alec Baldwin ou a de filmes "sessão da tarde"
Joan Cusack - a história traz um quê de verossimilhança que prende o olhar, e emociona.
É a vida de uma família que gira em torno da
filha mais velha, Kate, que sofre de leucemia.


Mas os percalços da doença da adolescente passam a segundo plano quando a irmã mais nova, Anna, gerada para ser a doadora perfeita para a irmã, decide processar os pais pelo direito de tomar as decisões sobre seu próprio corpo, e se recusa a doar o rim que salvaria a vida de Kate.

O enredo, que tinha tudo pra se tornar dramático, traz cenas de singela delicadeza, realismo, humor e o cotidiano familiar em essência.

Falar mais que isso pode estragar a experiência de assisti-lo, então termino com o trailer:


Quase ia esquecendo, o filme é baseado no livro homônimo de Jodi Picoult, que tem um final substancialmente diferente do final do filme, além de algumas mudanças nas motivações de alguns dos personagens. Entrou na minha lista de leituras futuras.


2 comentários:

  1. Não acredito que escreveu sobre esse filme, Nikki!!! É um dos meus prediletos! Realmente muito lindo! Além de um história extremamente realista, as atuações impecáveis... adoro o fato de ser contado pelos proprios personagens. Isso torna o filme mais humano. Impossivel não se emocionar e aprender com essa história.

    ResponderExcluir
  2. XD Também achei lindo, Sofi, e olha q eu nem gostava tanto da little miss sunshine, mas a atuação dela foi linda!!!

    ResponderExcluir