quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Detalhes tão sutis


A Caixa de Música
Bia Bedran

A
vida é
uma caixa de música
que não para de mostrar
os seus encantos,
que nem sempre estão na cara.
Feito uma pedra rara
que na terra se esconde,
a vida é um tesouro
que nós sempre buscamos...
onde? onde? onde?
onde?

Infelizmente, eu não pude comparecer a essa maravilhosa recordação viva dos meus tenros anos de infância, que foi o show de hoje da doce e divertida Bia Bedran, a bailarina cantora de estimação da minha caixinha de música infantil.

Seus poemas musicais e sua voz de c@ntadora de histórias embalaram (e ainda embalam) meus momentos de alegria, tristeza, curiosidade e questionamentos, sempre com uma graça que me faz sorrir, ou uma frase que me faz pensar.


Por causa da Bia, tornei-me a amiga-inimiga número 1 do piolho, batizei meu violão (mas claro que o nome dele não chega aos pés do suntuoso João Sebastião Benedito de Sousa), subi num tronco pra comer cacau, perdi um anel no mar, me apaixonei pela flor do mamulengo....

Por causa da Bia, aprendi que o mar tem muitas cores, depende dos arredores que ele corre norte a sul, que menino também é planta, que nunca se deve fazer cocô em cemitério, que, pra cada hora do dia, as múmias fazem uma atividade, de maneira ordeira e organizada... (nunca mais o relógio foi o mesmo...nem as visitas a museus...), que de abóbora se faz melão, e de melão faz melancia, e que, se vc ver muita televisão, sua cara vai tomando o formato da telinha.

Bia Bedran me ensinou que a leitura é uma aventura que você faz sem sair do lugar, e que não tem videogame não, e nem computador, pra inventar histórias só o escritor.

Então, o post de hoje é dedicado a essa menina grande.
Um lamento por não ter podido vê-la e me encantar com ela,
Uma alegria por saber que ela ainda encanta meus pequeninos,
Um sorriso por lembrar de como ela influenciou pra que eu mantivesse a menina dentro de mim.
Uma certeza: que eu não vou deixar de ouvir, jamais, os segredos de som que o sil~encio me contar!

Enfim, pra quem ainda não a conhece, vale visitar seu site, e mergulhar no mundo da fantasia. E, pra quem conhece, fica o desafio de descobrir todas as referências musicais contidas no texto acima!

XD

Uma boa noite e bons sonhos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário