quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Um desabafo

O que raios faz a gente ser quem é?

Isso eu tento há 20 anos e acho que nunca vou conseguir responder... e até me conformo.

Mas o que raios faz as pessoas acharem que sabem quem a gente é, isso é um mistério que me irrita.

Irrita porque nem eu sei quem eu sou, mas ao menos tenho noção disso.
Tenho pistas de quem é esse ser que habita meu corpo, e tenho entrado (ou tentado entrar) em harmonia com ele faz algum tempo. Fora alguma briguinhas, a gente até que se dá bem.

Mas o que mais me irrita é ter pessoas ao meu redor tirando conclusões sobre mim, se comportando como se pudessem ser capazes de compreender minhas tentativas de ser eu mesma, de viver e conviver com pessoas.

Pessoas.

Esse é o problema da humanidade. Ela é composta por pessoas.

Pessoas riem, pessoas pensam, pessoas falam, pessoas sentem, pessoas interagem com outras pessoas, pessoas esperam coisas umas das outras, pessoas ferem, pessoas matam, pessoas são cruéis, ou boas, ou cansadas, ou anônimas. Pessoas são bichos.

Só queria poder ser eu mesma em todo e qualquer lugar sem ter que corresponder às expectativas de alguém. Queria poder ser eu mesma sem medo de despertar dos outros reações indesejadas.

Eu quero ser quem sou sem que você ou ninguém ache isso ou aquilo de mim. Eu quero ser alegre sem que você ache que eu nunca fico triste, eu quero sorrir sem que você pense que eu não tenho problemas. Eu quero brincar sem que você deixe de me levar a sério. Eu quero poder ficar séria sem deixar de ser brincalhona.

Eu quero chorar sem que você me pergunte o por quê, eu quero questionar a vida sem que você me dê respostas. Eu quero rolar na grama, eu quero ser criança, eu quero ser madura, eu quero cantar alto no meio da rua sem que você me olhe, eu quero dormir no ônibus sem que você me acorde.

Eu quero ser simpática a todos sem que você ache que a simpatia é só pra você. Eu quero não precisar me tolher, não precisar me esconder, não precisar magoar ninguém por ser eu mesma, eu quero não precisar nem pensar nesse monte de coisas.

Eu quero não ser culpada de ser quem eu sou, eu quero poder mudar quando eu quiser, e poder continuar sendo eu mesma.

Eu quero palavras e fotos e videos e objetos que registrem quem eu sou agora, quem eu fui, quem eu serei, quem me habita neste momento, porque no próximo já mudei.

Eu quero gritar no vazio, eu quero ser ouvida, e não quero ser ouvida.

Eu quero coragem, e tenho coragem, e quero não ter pena e tenho pena, e quero deixar de me preocupar tanto com os outros e pensar em mim, e não quero ser egoísta...

Eu quero que as pessoas entendam que um relacionamento não se constrói em dois dias e que eu vivo de profundidade, que as palavras me valem mais que tanta, tanta coisa... e que ainda há tanta coisa que elas não podem dizer....

Eu queria calar e queria escrever...

... nem sempre se pode ter tudo que se quer...

Nique

Nenhum comentário:

Postar um comentário