quinta-feira, 22 de abril de 2010

Feriado na quarta-feira, ótima oportunidade pra.... Arrumar armário!
Pois é, tudo culpa da tendência do universo à entropia e ao caos.

Por falar em caos, essa semana está sendo realizado o Festival de Arte e Criatividade da escola da minha irmã, que eu também frequentei. É uma espécie de misto de feira de ciências com concurso de poesia, show de talentos e campeonato de dança e esporte. Resumindo, pegaram todas as atividades ditas divertidas e extra-curriculares da escola, resolveram dar nota a todas elas, colocar as turmas pra competir e condensar tudo na mesma semana, pra não gastar os outros dias do ano.

Não me entendam mal, assistir ao todo do festival é até interessante, pra um outsider , mas eu já estive lá dentro,e atualmente, observo a pequena trabalhando.

* Só pra esclarecer, pequena é minha irmã caçula adolescente que tem quase o mesmo tamanho que eu.

Continuando, o nível de stress dessas crianças e adolescente chega às alturas nos dois meses que antecedem o dito festival, e chega ao cúmulo na semana das apresentações. É curioso constatar que as atividades, escolhidas por eles (ou pelo consenso da turma, que decide baseada muitas vezes nas habilidades de cada um, não no desejo, sempre visando a vitória) deixam de ser motivo de prazer e passam a ser motivo de discórdia, raiva, nervosismo, apreensão, irritação.
Ao fim da semana, eles estão tão exaustos de fazer de tudo pra ganhar, brigar com quem esquece alguma coisa, ensaiar exaustivamente e jogar todas as modalidades de esporte, que o mínimo que a escola deveria oferecer é um passeio de relaxamento. Prêmio que, aliás, ela oferece.

Mas apenas aos vencedores.

E não seriam vencedores todos aqueles que, nessa idade, se organizaram financeiramente ( sim, eles conseguem patrocínio, além de levantar entre si uma cota que cobre despesas e administrá-la.) , artisticamente (entre figurino, cenário, roteiro, iluminação e ensaios para o teatro, e figurino ensaios e contratação de uma coreógrafa para a dança, tudo isso coordenado pelos próprios alunos), cientificamente (são elaborados experimentos científicos de química, física e matemática, além de vídeos sobre biologia ou geografia, de acordo com os temas das turmas) e culturalmente (os alunos ensaiam um número musical, e concorrem em um desafio que exige raciocínio apurado e cultura geral) ???
Mas não é isso que a escola prega.
Ela prega que todas essas atividades podem ser drenadas de diversão e emoção e transformadas em maneiras de medir superioridade entre alunos.

Que tipo de pessoas estamos formando, se as atividades que as tornariam mais humanas e capazes de trabalhar em equipe, vendo o lado do outro, se transformaram em joguetes de competição e superioridade?

O Festival termina na sexta e, após as partidas finais de sábado, os alunos ficarão de prontidão pra esperar os resultados, que sairão na próxima semana. Então, será anunciada a turma vencedora de cada categoria.
E os perdedores seremos todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário